terça-feira, 23 de novembro de 2021

Carnaubas dos Dantas - RN comemorou os 150 anos do artista potiguar Tonheca Dantas

Em comemoração aos 150 anos do artista potiguar Tonheca Dantas, compositor e maestro brasileiro, autor
de mais de mil peças musicais até hoje executadas por bandas filarmônicas do Brasil e exterior, foi inaugurada em Carnaúba dos Dantas, uma estátua em sua homenagem.

A obra, produzida pelo artista Guaraci Gabriel, foi afixada na entrada da cidade. A ação, organizada pela Fundação José Augusto, integra as festividades coordenadas pela prefeitura de Carnaúba dos Dantas, cidade natal do músico autor da célebre valsa Royal Cinema. (Papo Cultura)

KELPS NA JOVEM PAN NEWS FALA SOBRE O CONSÓRCIO NORDESTE

 Presidente da CPI da COVID RN, o deputado Kelps Lima deu entrevista no domingo, 21 de novembro, à emissora Joven Pan News, para falar sobre o Consórcio Nordeste.

 

Tema do Enem 2021 foi inspirado em livro de uma potiguar

A escolhida e comemorada temática “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” teve como matriz o livro “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documentos”, da jornalista mossoroense Fernanda da Escóssia, editada pela Fundação Getúlio Vargas. Fernanda é filha e neta de tradicionais jornalistas de Mossoró, Lauro Filho e Lauro da Escóssia, respectivamente. Hoje, Fernanda é radicada no Rio de Janeiro, casada com premiado jornalista Mário Magalhães, autor do livro “Mariguella: o guerrilheiro que incendiou o mundo”, que também foi inspiração para outro tema inflado nas redes sociais e que também sofreu tentativa de boicote pela Presidência: o recente filme Marighella, dirigido por Wagner Moura.

O livro de Fernanda da Escóssia traz como enredo uma mulher que precisa de cirurgia para tratar um câncer, mas foi rejeitada nos hospitais por não ter documentos. Outra que, à procura de sua certidão de nascimento, encontra a irmã de quem fora separada havia mais de vinte anos. É um livro que mergulha no cotidiano de exclusão de brasileiros in documentados, ilegíveis pelo Estado, invisíveis em seu próprio país. O livro narra como a certidão de nascimento se torna um passo imprescindível
no longo caminho da cidadania.

Fonte: Papo Cultura

domingo, 21 de novembro de 2021

Aos 20 anos, atleta nascido em Alexandria é campeão da Copa Sul-Americana com o Athletico/PR

 

Muita gente pode não saber, mas o Rio Grande do Norte teve um representante no time do Athletico/PR
que venceu o Bragantino por 1 a 0 nesse sábado (20) e se sagrou campeão da Copa Sul-Americana 2021.

O lateral-direito Khellven, de apenas 20 anos, é natural de Alexandria (segundo o site oficial do clube).
 A família dele é de Pilões, distante cerca de 380 km de Natal, capital do RN.

O atleta começou a carreira no Guarani de Palhoça, de Santa Catarina e chegou ao Athletico para atuar pelo
Sub-17 e Sub-19, mas rapidamente subiu para os profissionais, onde está desde 2019. Khellven também já
foi convocado para as seleções de base.

Fonte: Portal Grande Ponto.

PS - A TVA, depois de um período sem atividades para reavaliação, volta com o seu jornalismo nesta terça-feira (23). O Jornal TVA, ao vivo, todas às terças às 17:00h e plantões de notícias durante a semana. Um blog dará suport de informações e arquivos dos jornais. A transmissões serão através do youtube - barrigudafilmes+tva, facebook - tvalexandria, instagram - TVA_OFICIAL e twitter.