quarta-feira, 16 de março de 2022

Menino nasce com dois pênis ‘totalmente funcionais’ em caso incrivelmente raro

 Um menino do Uzbequistão nasceu com dois pênis no que os médicos acreditam ser um defeito de nascença de um em 6 milhões.

O menino que não teve seu nome divulgado, da capital do país, Tashkent, conviveu com a condição por sete anos sem desconforto físico.

Apesar de sua condição representar um ‘grande desafio cirúrgico’, ele se recuperou completamente em poucas semanas.

Cirurgiões que revelaram a história na revista Urology Case Reports  disseram que o defeito só foi detectado 100 vezes na história – com o primeiro caso conhecido em 1609.

Conhecida clinicamente como difalia, os especialistas estimam que a condição afeta cerca de um em cada cinco a seis milhões de meninos. 


Médicos do Instituto Médico Pediátrico de Tashkent disseram que pênis duplos são uma ‘anomalia rara’ e normalmente ocorrem em pacientes nascidos com outros problemas genitais ou urinários.Eles descobriram que a criança nasceu sem ânus – o que foi visto em outros bebês com pênis duplos.Os cirurgiões fizeram um ânus logo depois que ele nasceu, mas não está claro por que eles não operaram seu pênis duplicado. 

Durante a operação, o pênis esquerdo e a uretra foram removidos e o jato de urina da criança teve que ser redirecionado apenas para o lado direito. 

Um cateter foi colocado por 21 dias enquanto o menino se recuperava no hospital.

Apenas um era funcional, então os outros dois – presos ao eixo de seu pênis real e ao fundo do escroto – foram removidos cirurgicamente. 

Fonte: Gazeta Brasil

 

Nenhum comentário: