domingo, 4 de setembro de 2022

O caprino que foi "candidato" a prefeito no interior do Ceará em 2016

 


Mais de 90 anos depois do bode Ioiô ser "eleito" vereador de Fortaleza, um outro bode, em Jati, marcou a história da política cearense.

Em 2016, a cidade de Jati contava com apenas uma candidata à Prefeitura: Maria de Jesus Nogueira, que tentava a reeleição. Na época, a oposição à prefeita acabou não conseguindo registrar um candidato. Foi quando surgiu a ideia da candidatura do "Bode 90".

Mesmo sem registro na Justiça Eleitoral, a 'candidatura' contava com comitê, panfletos, redes sociais e até slogan, como: "na falta de opção, bode é a solução". O 'candidato' caprino participava de atos por Jati, seja a pé ou na garupa de uma moto.


De toda forma, como não havia nenhum partido concorrendo em Jati com o número 90, quem apertava as teclas na urna acabava anulando o voto. Assim, a prefeita Maria de Jesus Nogueira acabou reeleita em Jati.

Além disso, a história do Bode 90 acabou terminando de forma dramática. Poucos dias antes das eleições, a página oficial do "candidato" informou o sumiço do caprino. A publicação afirma que não se sabe se o animal foi roubado ou mesmo sequestrado.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: